-
Arquitetos: Cruz y Ortiz Arquitectos
- Área: 194 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:FCC, Pedro Pegenaute, Luís Asín
-
Fabricantes: Aquatherm, BANDALUX, Cortizo, Grohe, Proquinal, Saint-Gobain, Spradling México, TESA, Taiyo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Estádio do Club Atlético de Madrid, Wanda Metropolitano, é o resultado da expansão do antigo Estádio de Atletismo da Comunidade de Madri, concluído em 1994. O projeto consistia em construir um estádio de futebol capaz de obter a mais alta qualificação que lhe permitisse sediar competições finais europeias, e uma capacidade aproximada de 70.000 espectadores.
Um duplo objetivo foi alcançado com essa extensão: por um lado, a imagem reconhecível da arquibancada anterior não se perdeu e, por outro, a extensão formava um todo harmonioso dentro do projeto antigo. O objetivo era evitar que o novo edifício fosse a soma de duas partes diferentes. Pelo contrário, procurou alcançar uma síntese, uma soma de ambas as partes que juntas representariam a nova imagem do Club Atlético de Madrid.
O uso do concreto contribui para a uniformidade e homogeneidade desejada, pois não é responsável apenas por suportar a estrutura das arquibancadas, mas também pelo seu aspecto final. O projeto segue o mesmo motivo da arquibancada inicial: vãos horizontais estreitos na fachada. Os volumes construídos em concreto, recebem a cobertura, outro grande gesto, que unifica todo o conjunto e é responsável pela nova imagem que se pretendia.